11 dezembro 2006

CANTO DE MIM MESMO
de Walt Whitman, da Assírio & Alvim

Nasceu em West Hills, Long Island, em 1819. Faleceu em Camden, New Jersey, em 1892.
Os seus poemas foram recolhidos em “Leaves of Grass”, livro editado, sempre revisto e aumentado nove vezes entre 1855 e 1892.
O Poeta é ele mesmo uma torrencial e envolvente biografia literária que se enreda nas plantas, pessoas, animais e todos os seres. O “eu” expande-se numa linguagem dinâmica, indiciadora de grandes horizontes, recolhendo-se de seguida ao intimismo, ao amor e aos sentimentos. E a palavra obedece a esta força criadora, ao “eu imperturbável”, como dizia o poeta, nomeando as coisas num “acto inaugural de grande revelação”. A poesia torna-se acto de conhecimento fazendo do “eu” o coração do Universo e do Universo uma vasta rede de objectos e de seres. Recusa a tradição e a norma. Whitman, o grande e o primeiro poeta da América, contribui declaradamente para a sua afirmação radical e democrática. “Canto de Mim Mesmo” constitui o mais longo poema de “Folhas de Erva”.

Sem comentários: